10 Passos para Uma alimentação Saudável


Outro assunto de suma importância hoje é a alimentação dos nossos pequenos, o padrão alimentar é feito de rotinas que normalmente são consolidadas nos primeiros 2 anos de vida. Por isso a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Ministerio da Saúde (MS) e Organização Panamericana de saúde (OPAS) criaram um manual com os 10 passo da alimentação saudável até 2 anos de idade. Então vamos lá: Passo 1 – Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos. Passo 2 – A partir dos 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo-se o leite materno até os 2 anos de idade ou mais. Passo 3 – Após os 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosa e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada. Uma duvida muito comum, quando introduzir alimentos com maior risco de desencadear alergias: A Sociedade Brasileira de Pediatria declara que “A introdução de certos alimentos potencialmente alergênicos, como ovo e peixe, pode ser realizada a partir do sexto mês de vida, mesmo em crianças com histórico familiar de alergia alimentar. Os estudos que avaliaram os benefícios dessa introdução a partir dos 6 meses, e não tardia, observaram menor risco de desenvolvimento futuro de desfechos alérgicos. A introdução após 1 ano parece aumentar ainda mais os riscos de alergia. Aos 6 meses existe um período de “janela imunológica” ou seja um momento ideal para introdução desses alimentos “alergênicos”. Passo 4 – A alimentação complementar deverá ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança. Passo 5 – A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família. Passo 6 – Oferecer à criança diferentes alimentos todos os dia. Uma alimentação variada é, também, uma alimentação colorida. Passo 7 – Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. Passo 8 – Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação Passo 9 – Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir armazenamento e conservação adequados. Passo 10 – Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo a alimentação habitual e seus alimentos preferidos e respeitando sua aceitação. Agora é só colocar em praticas esses passos e obter uma alimentação mais saudável para nossas crianças.


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